Como converter imagens em ASCII art

Se você está lendo esse post, provavelmente é porque já sabe o que é arte ASCII e se ainda não sabe o que é, você pode ler o post O que é arte ASCII, então não irei dar explicações sobre o que é ASCII art nesse post, e vou ser direto com o tutorial, para ser o mais didático possível.

Aviso: Esse tutorial foi pensado para ser realizado em sistemas operacionais baseados em linux.

jp2a

O programa usado para realizar essa conversão com as imagens é o jp2a, e as imagens que serão usadas para gerar as artes ASCII deverão estar no formato JPG. Então caso a imagem que você queira usar não estiver no formato JPG ( Por exemplo: imagens PNG ) , você deverá converter a imagem para JPG primeiro.

Para instalar o jp2a em uma distro linux baseada em Debian, ou no próprio Debian, você deverá abrir o terminal e dar o seguinte comando:

sudo apt-get install jp2a

Após esse comando, o terminal irá pedir a senha de superusuário, por causa do comando sudo. Digite a senha e espere o programa ser instalado.

Após ter instalado o jp2a, você deverá navegar até o diretório em que está a imagem que deseja transformar em arte ASCII. No meu caso, a imagem que vou usar está no diretório Imagens, então eu dei o seguinte comando em meu terminal:

 cd Imagens

Uma vez dentro do diretório em que está a imagem JPG, você deverá dar o comando jp2a seguido do nome da imagem, como você pode ver no exemplo a seguir:

jp2a Imagem.jpg 

Pronto! Se tudo ocorreu corretamente, a imagem deverá aparecer em ASCII no seu terminal, porém em preto em branco. Caso queira que a imagem seja imprimida com cores, escreva –colors antes do nome da imagem no comando, como você pode ver no exemplo a seguir:

jp2a --colors Imagem.jpg
Um desenho feito por Leandro dos Santos para demonstração do programa jp2a

Conclusão

Espero ter te ajudado. Se você gostou desse post, por favor considere assinar o blog Sempre Net Blog, e fique a vontade para deixar um comentário, mas sem palavrões por favor.

Deixe um comentário